O carossel da ideologia

7 anos (de) Trocando Ideias

Engraçado, já fazem sete anos que comecei este blog. Foi em janeiro de 2008 por necessidade de expressar o que me incomodava. Naquele momento, tratava-se das minhas "sofrências" na cidade de Nova Iorque. De lá para cá, tratei de muitos assuntos diferentes: economia, política, marxismo, artes e acontecimentos contemporâneos. O que chama atenção, entretanto, é o contraste entre textos escritos em épocas diferentes. Em alguns casos, parece até que foram pessoas diferentes que escreveram as postagens.

O carrossel da ideologia

O que é que provoca tamanha diferença entre um texto e outro se o autor foi o mesmo? Mas aí que está. Será que o autor foi o "mesmo" mesmo? Bem, fui eu quem escrevi, mas esse "eu" sofreu diferentes influências ao longo desses sete anos. Tal como um carrossel que se move circularmente em torno de um eixo, e que também se move verticalmente, a perspectiva ideológica de um indivíduo ou de um grupo nunca é estática. Ela se modifica como uma espiral de acordo com as transformações que ocorrem na sociedade, sejam econômicas, políticas, morais, etc.

Liberalismo e Marxismo

Relendo as postagens do blog, vejo que algumas são bastante liberais, enquanto que outras são claramente marxistas. Fico imaginando, então, a confusão que devo ter causado em meus leitores mais assíduos. Mas espero que compreendam, e me perdoem, a inconstância. Sem um norte ideológico, por vezes o indivíduo na sociedade pós-moderna oscila ao sabor do vento, como uma "biruta" (segunda símile do dia, estou inspirado hoje). Afinal de contas, muita coisa aconteceu nesses sete anos: mudei de Economia para Letras Inglês, mudei de empregos, consegui me formar (finalmente), entre outras coisas.

Para onde vamos, então?

Fique tranquilo. Apesar do tom de despedida, não pretendo acabar com este blog. Pelo contrário, percebendo o teimoso fluxo de acessos dos leitores (mesmo sem postagens novas por 4 anos!), vou retomar esse blog. Mas gostaria de esclarecer alguns pontos. Em primeiro, como trabalho e estudo (agora na pós lol ) sem chance de postagens semanais. Provavelmente, algo como uma vez por mês. Em segundo, devo dizer especialmente aos leitores mais liberais que fiz as pazes com o velho Marx. Então, creio que o meu "carrossel" ideológico vai parar de girar. Em terceiro, como sempre foi, aprecio os comentários e sugestões, ainda mais agora que também estou publicando literatura também (veja "Livros de Olegas" e Conto "A nova geração" no menu à esquerda. 

Palavras-chave: ideologia, liberalismo, marxismo, trocando ideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oficial e histórias "anônimas"

A primeira entrevista a gente nunca esquece

O jogo da morte?