Problemas ambientais e sociais

Em edição de domingo (13/09) do programa Domingo Espetacular, da Rede Ric-Record, foi ao ar uma matéria interessante sobre São Paulo. Relatos de vítimas de deslizamento de terras, depoimento de um engenheiro fluvial, além da comparação entre a imagem atual e fotos ajudaram a montar um quadro da devastação ambiental na megalópole.

Segundo a matéria, há a combinação entre fatores sociais e ambientais, gerando efeitos nefastos que afetam a todos, mas com intensidade maior sobre aqueles que habitam em condições mais precárias. Tais fatores são a "desertificação" de São Paulo, com milhares de km² de concreto e asfalto, a canalização do rio Tietê, deixando seu curso praticamente reto e com pouco espaço, e a ocupação irregular de encostas. Em áreas desérticas, o calor é mais intenso. No caso de São Paulo, isso leva a uma precipitação extremamente irregular, conhecida popularmente como chuva de verão. Esses temporais com elevado índice pluviométrico somam-se aos demais fatores, causando enchentes e deslizamentos de terra.

O mais bacana da matéria foi conseguir estabelecer o elo entre os elementos e, ao mesmo tempo, retratar o drama daqueles que perdem tudo. Isso sem recorrer ao sensacionalismo.

Deixe seu depoimento. Se você quiser, pode falar dos casos de sua região.

VEJA TAMBÉM
Como funcionam os deslizamentos
palavras-chave: ambiente, são paulo, enchente, deslizamento, domingo espetacular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oficial e histórias "anônimas"

A primeira entrevista a gente nunca esquece

O jogo da morte?