Sobre o ocorrido no Bom Garfo

Palvras-chave: bom garfo, ufsc, briga, bate-boca, fila, RU.
Hoje, durante o expediente de sábado, a costumeira fila se derramava pelo interior do Centro de Convivências. Ali estavam estudantes da Ufsc, que dependem do Restaurante Universitário no almoço durante a semana e do Bom Garfo nos demais horários. Quem lá fosse encontaria as mesmas caras dessatisfeitas com a demora da fila. Foi então que tudo aconteceu.

Um rapaz subiu calmamente a escada, olhou ao redor à procura de conhecidos e, encontrando-os, galgou mais da metade da maldita fila. Foi, então, que um estudante teve a coragem de reclamar seu direito. E não o fez timidamente, não. O estudante bradou contra aquele que acabara de simplesmente se apropriar de um lugar em uma fila, uma ordem pública.

Sim, coisa banal. O leitor do blog não me encontraria escrevendo sobre isso se não houvesse algo a mais, um fundo político e moral. Aquele estudante teve a audácia de dizer "NÃO!", "JÁ BASTA", de bater o pé e reclamar seu direito. Nós reclamamos da corrupção no Congresso Nacional, do descaso da reitoria com os estudantes, sempre como um objeto distante, ausente, longe de nossa capacidade de atuação. Bravo, jovem audacioso. Bravo!

Em verdade, essa postura oportunista que desenvolvemos de fazer o que é melhor para nós e ignorar a destruição de nossos direitos coletivos é estúpida. Sim, talvez consigamos nos "dar bem" em um dia ou outro, mas em média, o nosso tempo de espera aumenta na fila. Além disso, a questão não se resume a "fritar no sol", mas ao calor no interior do RU e à capacidade de trabalho dos equipamentos e trabalhadores.

Há aproximadamente 2 anos, o sistema kanban foi instalado por estudantes da engenharia de produção no RU, melhorando a eficiência. Mas a ampliação de vagas sem investimento na infra-estrutura nesse mesmo período comprometeu a qualidade do serviço de alimentação. Não precisa ser engenheiro, não. Basta ir lá comer ao meio-dia. Na terça, veio um pedaço muito grande de carne e praticamente cru. Comi, mas passei mal depois. E a reposição dos vegetais, arroz, feijão e acompanhamentos? Está cada vez mais lenta. Então, pegamos somente alface porque a vasilha de repolho está vazia e assim sucessivamente.

ATÉ QUANDO ABAIXAREMOS NOSSAS CABEÇAS?
ATÉ QUANDO NOS LIMITAREMOS A FURAR FILAS?

O jovem audacioso nos ensina uma lição. A de que devemos ser ardorosos defensores de nossos direitos coletivos, o que inclui enfrentar os setores mais atrasados de nossa classe/setor social.

O que está por trás das filas e da má qualidade é a precarização da Universidade Pública causada pela implementação de medidas do REUNI e da Reforma Universitária. O governo vende a imagem de progresso através da ampliação de vagas do ensino superior. Porém, +vagas + vagas +vagas +vagas +vagas +vagas +vagas
com
= n. de salas de aula
= n. de livros
= capacidade do RU e Bom Garfo

= -qualidade!

Galera jovem e bonita, vamos lutar! 3. ala do RU Já!

Comentários

Valter Kiyan disse…
Boa Olegas!

Concordo com vc em td! É visível o sucateamento do RU, da BU e da Universidade em sua totalidade.
COm os números de ingressos semestrais crescentes e sem investimentos em infraestrutura (leia-se melhores instalações físicas, contratação de mais funcionários e aquisição de mais títulos de livros...entre outros)
No início do semestre, eu que trabalho próximo ao Minikalzone - Capitão Gourmet (trindade) tentava almoçar no RU, chegava no inferninho (melhor denominação que podemos dar para ele) as 12:30h, 30 minutos depois, debaixo de muito sol, e ser "garfado" por muitos espertinhos, safados corruptos, disfarçados de "pessoas de classe superior - só pelo fato de estudarem na universidade, se acham maiorais que todos os outros" - o "furar-fila" é o menor dos abusos que estas pessoas fazem. Temos que protestar sim contra tudo isto!
Aproveito para abrir mais 2 temas de discussão, relacionados ao RU!
1) Qual foi o real motivo das mudanças na ala A do RU? Aquela que tem os pratinhos de louça? Que visivelmente deixaram as filas 4 vezs mais lentas? Criaram-se novas filas, agora há as filas de descarte, pois é uma fila para descartar o prato, outra para a bandeja, outra para o potinho..etc.. Pq investir uma grana $$ na compra destes utensilios que não trouxeram nenhum ganho aos usuarios, pelo contrário? Tds perderam, usuários e funcionários, que agora como se nao bastasse, correm o risco de sofrerem acidentes, com a quebra destes utensilios.
2) Na ala B (a minha preferida, pois é mais arejada q as outras, e o pessoal não enrola na hora de pegar a comida, como na ala A) houve a troca dos lixos, os antigos que funcionavam tão bem, sem nenhuma explicação aparente foram trocados, o que provocou um aumento no tempo de descarte dos restos, e o aumento das filas...Pq fizeram isto?
3) Hipotese para 1 e 2--Será que foi para mascarar um fato inevitavel? Pois com mais usuarios - aumento de vagas/aumento de alunos.etc, os administradores resolveram mudar, o que comprovadamente era o que funcionava no RU, e que com mais alunos deixaria de funcionar --e as causas para isto, ficariam latentes, o aumento de vagas sem investimento em estrutura?
4) Pq o RU do CCA é muito melhor q o nosso, e pq os demais alunos da UFSC não podem utiliza-lo? No passado reclamei junto a Ouvidoria, e a resposta não me convenceu. Vamos nos mobilizar e exigir igualdade. Para quem nao sabe, la no RU CCA os alunos tem um verdadeiro banquete, ao mesmo preco q nós. Tds os dias são 3 tipos de carnes, n tipos de saladas e outros mimos. Pq nós tb não podemos ter uma almoço como o deles?
ENtão, nao basta a 3a ala, temos que exigir qualidade como a do ru da CCA.

Postagens mais visitadas deste blog

História oficial e histórias "anônimas"

A primeira entrevista a gente nunca esquece

O jogo da morte?